PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Os avanços da comunidade feminina no município de Novo Gama




Jane Ferreira é Secretária da Mulher e sempre participou de movimentos de luta, conheceu pessoas que também batalhavam por ideais iguais aos seus, participou de congressos de mulheres onde conseguiu entender os problemas que acontecem com cada uma em todos os países e por sua vasta experiência, em 2013 recebeu o convite do Governo Municipal de Novo Gama para trabalhar na secretaria da mulher.
A cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil e essa palestra acontece para que as mulheres entendam que isso não deve ser tratado como uma rotina do lar. Para expor assuntos que trazem reflexão são trabalhados vários temas além da violência, se fala sobre emprego, padrões que devem ser discutidos e o que elas devem fazer para não aceitar a violência que pode ser física, moral ou psicológica.
Após 8 anos de Lei Maria da Penha, as conquistas são muitas e existe uma parceria com a educação, saúde, polícia e os órgãos municipais de assistência social. No início da gestão as denúncias eram 47, após um ano são mais de 400. “As pessoas me perguntam se depois que chegamos a violência aumentou e eu respondo que a violência sempre existiu, o que mudou é que após as palestras as mulheres começaram a denunciar.” Afirma Jane. Violência sempre existiu, a denúncia não.
Para Jane, nesse primeiro ano o mais importante é trabalhar a questão da conscientização para que a mulher não se sinta culpada pela violência que sofre e do empoderar essa mulher para que trabalhe, estude e mude a sua situação. Quando elas começam entender isso, as coisas começam a mudar. “É um trabalho que me deixa muito feliz e tem muitas mulheres que entenderam os nossos objetivos e querem falar como as mudanças ocorreram nas suas vidas após as palestras. Ninguém apanha porque gosta e com o apoio do Governo Municipal vamos fazer as pessoas aceitarem isso, é o primeiro município do entorno a ter uma secretaria da mulher e isso já é um grande avanço.” Finaliza Jane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas