PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Votos da oposição migram para Marconi, revela pesquisa Serpes Governador lidera levantamento com 60,25% dos votos válidos


O governador Marconi Perillo (PSDB) herdou a maior parte dos votos dos candidatos derrotados no primeiro turno da eleição estadual e ampliou a liderança sobre o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), mostra a primeira pesquisa Serpes/O Popular sobre a corrida de segundo turno no Estado. O tucano tem 53,9% das intenções de votos totais, diante de 35,6% do peemedebista.

Em votos válidos, o tucano tem 60,25%, diante de 39,75% de Iris. Assim, o governador tem 20,5 pontos porcentuais de vantagem sobre o peemedebista. Marconi terminou o primeiro turno com 45,87% dos votos válidos, diante de 28,39% de Iris – uma frente de 17,48 pontos porcentuais.

Assim, Marconi cresceu 14,38 pontos porcentuais na preferência do eleitorado na comparação com o resultado das urnas no primeiro turno. Já Iris ampliou seu resulado em 11,36 pontos porcentuais.  O Serpes entrevistou 801 eleitores entre os dias 8 e 11 de outubro em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,46 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

O Serpes perguntou aos eleitores dos candidatos derrotados no primeiro turno em quem eles votariam no segundo, marcado para 26 de outubro. Dos eleitores do candidato do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, 45,6% disseram que votarão em Marconi e 35,1% em Iris; 14% disseram ainda não ter decidido e 5,3% afirmam que anularão o voto ou não votarão.

Dos eleitores do candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, 43,3% afirmaram que votarão em Iris e 34,3%, em Marconi; 3% não decidiram e 19,4% disseram que não votarão ou anularão o voto no segundo turno. O governador também herda a maioria dos votos dos outros candidatos: 50% disseram que optarão pelo tucano e 33,3%, por Iris; 16,7% disseram que votarão em branco ou nulo.

 Entre os eleitores que não votaram ou anularam o voto para governador, a opção entre Iris e Marconi está mais dividida, com vantagem para o tucano. Segundo a pesquisa, 35,6% desses eleitores dizem que votarão em Marconi e 32,2%, em Iris. Já 10,2% disseram que ainda não decidiram e 22%, que anularão o voto ou não votarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas