PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Equipe do PTTS visita Residencial Bethel em Águas Lindas

A equipe do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) realizou neste final de semana uma entrevista para coleta de dados dos moradores beneficiários das unidades habitacionais do Residencial Bethel.
O objetivo é desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias na implementação do Projeto, por meio de atividades que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.
Segundo a coordenadora da equipe Terezinha Almeida, o trabalho tem como finalidade criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, bem como incentivar a gestão participativa, garantindo a sustentabilidade do empreendimento.
As Atividades desenvolvidas pelo PTTS são: elaboração de projetos sociais; acompanhamento social dos beneficiários com unidades habitacionais; articulação intersetorial e parcerias; Identificação de perfil sócio econômico; realização de palestras, oficinas e de cursos profissionalizantes para os beneficiários.
O projeto propõe ações e se desenvolve em quatro eixos pré-determinados que são nomeados da seguinte forma:
Público: Beneficiários de Programas Habitacionais do PAC – Programa de Aceleração ao Crescimento e seus respectivos familiares.
Serviços: Acompanhamento social dos beneficiários – cadastramento em programas sociassistenciais, palestras, oficinas, encaminhamento para retirada de documentação pessoal, atendimentos individuais nos Canteiros Sociais, cursos, acompanhamento, monitoramento, avaliação das ações realizadas.
Ações Sistemáticas: Visitas as comunidades, formação de comissões de acompanhamento às obras, Identificação de grupos de idosos e pessoas co deficiência para unidades habitacionais adaptadas, articulações intersetoriais e parcerias, elaboração, execução e coordenação de PTTS, mobilização da comunidade.
MOBILIZAÇÃO O ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA (MOC)
Estimulam a participação ativa, fortalecimento dos segmentos sociais e seus processos de organização e decisão através de ações socioeducativas como: oficinas, palestras e reuniões.
EDUCAÇÃO SANITÁRIA AMBIENTAL (ESA)
Desenvolve-se através de ações que contemplam a produção, coleta e destinação seletiva de lixo, saneamento e abastecimento de água, conservação de imóveis, risco ambiental, poluição atmosférica e sonora, entre outros aspectos relacionados à ecologia, a saúde e ao meio ambiente.
GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA (GTR)
São ações que propiciam formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores, conforme a demanda do mercado, os interesses dos profissionais e as habilidades que forem se destacando no processo de formação e qualificação.
SEGURANÇA COMUNITÁRIA
A partir da participação dos beneficiários, desenvolvem-se propostas de Implantação de policiamento comunitário, de Postos de Polícia com o acompanhamento de profissionais qualificados, tais como assistentes sociais, Psicólogos e outros; iluminação pública; Realização de trabalhos socioeducativos com as comunidades visando à tolerância, a convivência e o respeito á diversidade humana.
Tudo isto está contido num manual da CEF, chamado COTS – Caderno de Orientações Técnico Social. Este trabalho é monitorado através de relatórios mensais com registro de atividades, listas de presenças às reuniões realizadas pela equipe e fotografias destes momentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas