PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Celina Leão é eleita presidente da Câmara Legislativa


Foto: Silvio Abdon/CLDF
É a primeira vez que duas mulheres assumem o comando da CLDF
Sem consenso entre os deputados distritais para a composição de uma chapa para a Mesa Diretora nos próximos dois anos com representação de todos os blocos partidários, a deputada distrital Celina Leão (PDT) foi eleita presidente da Câmara Legislativa, no início da noite desta quinta-feira (1) com 16 votos favoráveis e a ausência de oito deputados oposicionistas. A escolha dos nomes para os cargos da corregedoria, ouvidora e procuradoria da mulher ficou para fevereiro, quando os distritais retornam do recesso.
A deputada Liliane Roriz (PRTB) foi eleita para a vice-presidência da Casa com 15 votos favoráveis. Houve nove ausências. Esta é a primeira vez na história da Câmara Legislativa que duas mulheres assumem o comando do parlamento local. Até hoje, apenas uma deputada, Lúcia Carvalho (PT), havia assumido a presidência da Câmara Legislativa, no biênio 1997-1998.
Conforme acordo fechado entre os deputados líderes de blocos, com exceção dos oposicionistas, que não participaram das votações para escolha dos nomes para a Mesa, os distritais elegeram o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) para a primeira-secretaria, Júlio César (PRB) para a segunda-secretaria e Renato Andrade (PR) para a terceira-secretaria. Todos eles receberam o voto unânime dos 15 distritais que participaram de todo o processo de votação. O ex-presidente Wasny de Roure (PT) votou apenas na eleição para escolha da presidência da Casa, confirmando o nome de Celina Leão, e retirou-se logo depois.
Depois de quase quatro horas de reunião a portas fechadas para a busca de uma chapa de consenso, o líder do bloco PT-PP, deputado Chico Vigilante (PT), anunciou à imprensa que os distritais do PT, PP, PMDB e PTB não participariam da votação para a Mesa Diretora. "O governador Rollemberg decidiu derrotar o PT e o PMDB, sem aceitar que os deputados da oposição participem da Mesa Diretora", protestou, defendendo que eles estavam pleiteando um nome para a vice-presidência e outro para a segunda-secretaria.
Sem a participação dos deputados oposicionistas, a votação para a composição da Mesa Diretora, aberta e em processo nominal, foi rápida e sem manifestações de defesa de candidaturas. Ao entregar a presidência à deputada Celina Leão, Wasny de Roure desejou sucesso a ela, parabenizou-a pela vitória e deixou o plenário, sem fazer pronunciamento sobre o fim da sua gestão frente à Mesa Diretora.
A nova presidente agradeceu, nominalmente, a cada um dos deputados presentes e apontou dois nomes importantes em sua trajetória no seu partido: os senadores Reguffe e Cristovam Buarque. Em seu segundo mandato na Câmara Legislativa, a deputada disse ter aprendido muito com a vida pública. "Fiquei quatro anos na oposição, atuando combativamente por Brasília", destacou. Ela disse confiar no governo de Rodrigo Rollemberg e acreditar num Legislativo "harmônico e independente".
Celina fez questão de elogiar a eleição da deputada Liliane Roriz (PRTB) para a vice-presidência da Casa: "Ela está preparada e fico confortável em dividir com ela a condução dos trabalhos, com transparência", afirmou.
Celina elogiou, ainda, a postura do ex-presidente Wasny de Roure (PT), por ter votado a favor de sua candidatura à presidência. "É um homem nobre, que conduziu a Casa com firmeza e, ao mesmo tempo, doçura", afirmou, lembrando o legado da gestão do antecessor, a exemplo da licitação para a contratação da TV Distrital, que entrará em funcionamento neste ano.
Pouco antes de seu pronunciamento em plenário, a presidente lamentou à imprensa a saída dos nove deputados da oposição da sessão: "A eleição foi negociada durante um mês. Foi um gesto desnecessário e pouco democrático". Ela afirmou, no entanto, ser possível construir consensos durante o biênio 2015-2016, tempo em que estará à frente do Legislativo
Blocos - Durante a votação da Mesa foram divulgados os nomes dos cinco blocos parlamentares que foram formados pelos deputados neste início da sétima legislatura. São eles:
Amor por Brasília: Luzia de Paula (PEN), Lira (PHS), Renato Andrade (PR), Rodrigo Delmasso (PTN) e Júlio César (PRB)
PT-PP: Chico Vigilante (PT), Chico Leite (PT), Ricardo Vale (PT), Wasny de Roure (PT) e Dr. Michel (PP).
Juntos por Brasília: Rafael Prudente (PMDB), Robério Negreiros (PMDB), Wellington Luiz (PMDB) e Cristiano Araújo (PTB).
Sustentabilidade, Trabalhismo e Solidariedade: Celina Leão (PDT), Joe Valle (PDT), Reginaldo Veras (PDT), Sandra Faraj (PDT) e Israel Batista (PV).
Força do Trabalho: Agaciel Maia (PTC), Juarezão (PRTB), Raimundo Ribeiro (PSDB), Telma Rufino (PPL) e Liliane Roriz (PRTB)
Veja como ficou a nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa:
Presidente – Celina Leão (PDT) Vice-Presidente – Liliane Roriz (PRTB) Primeiro-Secretário – Raimundo Ribeiro (PSDB) e suplente Agaciel Maia (PTC)
Segundo-Secretário – Júlio César (PRB) e suplente Lira (PHS) Terceiro-Secretário: Renato Andrade (PR) e suplente Rodrigo Delmasso (PTB)

Colaborou Denise Caputo - Coordenadoria de Comunicação Social Zildenor Ferreira Dourado - Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas