PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Prefeito Hildo do Candango presta conta de sua gestão em 1ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Águas Lindas


da redação JAL
Após apresentação dos projetos e das demandas dos vereadores que fizeram uso da palavra, em seguida foi a vez de o prefeito municipal dar seus esclarecimentos

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Águas Lindas esteve presente o prefeito Hildo do Candango, que ao final da sessão fez uso da Tribuna para prestar contas sobre o andamento dos projetos de sua gestão. O prefeito discursou para um plenário lotado de populares que comparecem à Casa para saber como serão os serviços dos vereadores neste ano. Após apresentação dos projetos e das demandas dos vereadores que fizeram uso da palavra, foi vez do prefeito municipal dar seus esclarecimentos às pessoas presentes. O discurso do prefeito se dividiu em agradecimentos e prestação de contas dos serviços feitos em sua gestão até o momento.
Primeiras palavras
O prefeito Hildo do Candango iniciou sua fala dizendo que o Poder Legislativo tem um papel de destaque perante a população e que suas ações constroem o que ele chamou de “elo” para a construção do “poder constitucional”. Como exemplo desse “elo”, o prefeito ressaltou a aprovação dos projetos do Executivo que, até então, foram aprovados pelos vereadores. Neste sentido, o prefeito ressaltou que a Câmara “mantem um trabalho coeso e com responsabilidade”.
Outro ponto comentado pelo prefeito foi com relação ao ano de 2014, que segundo o Hildo, foi um ano “chave” para o município. “Este ano ficou marcado pela busca de recursos para a cidade. Nós temos alcançado, mas ainda falta muito a ser alcançado, mas já conquistamos muito”, definiu o prefeito. Ele também disse que, sua experiência como deputado estadual, serviu para dar embasamento a essas ações que visam angariar recursos financeiros para serem aplicados no município.
Prestação de contas
Hildo definiu seu governo dentro de quatro eixos fundamentais, que seriam o setor de infraestrutura, o de ação social, o de educação e de saúde. Para tanto, segundo o prefeito, sua gestão está voltada para a concretização de serviços estruturais, como por exemplo, a pavimentação de ruas, iluminação de bairros e melhoria na qualidade da oferta dos serviços voltados ao setor da saúde, como também implantação de rede de esgotos e galerias de águas pluviais. 
Ele falou primeiro sobre a construção de 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão sendo implantadas no município. Segundo o prefeito, todas as UBS estão completamente equipadas com diversos especialistas da área médica, como também dentistas e agentes de saúde. Além das UBS, o prefeito disse sobre a aquisição de 16 novos veículos para serem utilizados pela secretaria de Saúde e sobre o Programa Melhor em Casa, que atende 90 pacientes em suas próprias residências. O programa conta com médicos e agentes voltados exclusivamente para realizar tais atividades. Outro ponto ressaltado pelo prefeito foi em relação aos 500 atendimentos realizados na Policlínica diariamente. E também sobre o Hospital Municipal Bom Jesus que, de acordo com o Hildo, realiza 1.500 atendimentos por dia. “E não atende somente pacientes de Águas Lindas, mas também de Brasília”, destacou.
Sobre o Hospital Regional, que teve suas obras paralisadas, o prefeito disse que sua construção será retomada e que já até foi feito a licitação para efetuá-la. Ele garantiu que em 2015, assim que o orçamento for aprovado, as obras reiniciaram.
Educação
Hildo também falou sobre a pasta da Educação que está desenvolvendo um “bom” trabalho, segundo ele. Para comprovar esses trabalhos ele citou as 143 salas de aula que estão sendo construída em todas as escolas do município. Segundo o prefeito, este número de salas de aula que estão sendo construídas, ultrapassa tudo que foi feito neste sentido durante as gestões passadas. Ele também falou sobre a construção das 10 escolas em diversas regiões da cidade, e sobre os R$ 18 milhões que foram investidos no setor da educação, extinguindo assim os anexos que servem de suporte para a infraestrutura das escolas. Além disto, afirmou Hildo, 17 escolas estão recebendo investimento.    
Infraestrutura urbana
Dizem que as melhores obras são aquelas que não aparecem, ou seja, que não podem ser vistas diretamente pela população. O prefeito Hildo, parece comungar deste ideia, pois, segundo ele, seu governo está sendo marcado por obras voltadas para estrutura de base da cidade. “Alguns estão até me apelidado de ‘prefeito tatu’ pelo fato de que estamos investindo pesadamente em saneamento básico, pavimentação e construção e melhoria dos prédios que prestam serviços à prefeitura”, comentou. Segundo Hildo, em breve a população de Águas Lindas poderá contar com saneamento básico, devido a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está sendo construída e também com o abastecimento de água, vindo da represa do rio Descoberto, que, como ele mesmo disse, é um sonho antigo da população que hoje consome água de poços artesianos.
Conforme afirma o Plano Nacional de Saneamento Básico, estabelecido através da Lei Federal 11.445/2007, os municípios deveriam até o ano de 2013, ter estabelecido um programa voltado para este segmento. Em Águas Lindas, afirma Hildo, o saneamento básico está sendo implantado pelo fato de ser um serviço público como tantos outros. Para isto, estão sendo feitas galerias de águas pluviais, construção da ETE para a coleta e tratamento de 80% - inicialmente – do esgoto, captação de água, e sistemas de drenagem urbana. “A ETE mesmo estava com as obras paralisadas, nos a iniciamos e hoje já estamos com 50% dela concluída. Acredito que em um ano ela estará finalizada”, declarou. Investir no saneamento do município, comentou o prefeito, melhora a qualidade de vida da população, bem como a proteção ao meio ambiente urbano e rural. Combinado com políticas de saúde e habitação, o saneamento ambiental diminui a incidência de doenças e internações hospitalares.
Para acompanhar esses serviços de infraestrutura, anunciou o prefeito, foram contratadas duas empresas especializadas em fiscalização de obras, dando assim, garantia tanto aos prazos estabelecidos para término das obras quanto aos valores de seus orçamentos. 
Outros pontos
Sobre a Secretaria Municipal de Ação Social, o prefeito apontou as atividades do programa Rede Protetiva; os cursos profissionalizantes; o Pronatec; e o Programa Bolsa Família que, segundo Hildo, atende hoje 25 mil famílias.
Ele também falou sobre o Plano de Regularização Fundiária que possibilitará que 17 bairros saiam da ilegalidade, dando aos seus moradores a oportunidade de poderem registrar as escrituras de suas casas.
O prefeito fez questão de ressaltar que sua gestão está sendo marcada tanto pela responsabilidade com serviços prestados quanto pela “ética social”. À respeito da Câmara, ele agradeceu: “gostaria de saudar os vereadores que nesses anos não tem medido esforços para aprovar nossos projetos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas