PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Durante discurso em sessão da Câmara vereador Zezito Moura fala sobre educação, obras de infraestrutura e o possível desemprego que o aumento das tarifas de ônibus pode acarretar

da redação
O vereador Zezito Moura (PSC), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Águas Lindas, na segunda-feira, 2, apresentou o requerimento de nº 10/2015, que visa os contribuintes de juros e multas do Imposto Sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) referentes aos anos de 1997 à 2014. O requerimento recebeu apoio da maioria dos pares e foi aprovado, seguindo agora para o Executivo que terá a missão de avaliar o pedido e, logo em seguida, produzir um Projeto de Lei que autorize a isenção. Segundo o vereador, que após a sessão falou com a equipe de reportagem do Jornal Águas Lindas (JAL), caso o Executivo aceite a proposta feita pelo requerimento, no prazo de 30 dias ele já estará na Câmara para ser votado.
Zezito disse que pensou na elaboração do requerimento após receber informações, por parte da população, de que muitos contribuintes deixavam de pagar o IPTU devido o acumulo de dívidas contraídas através das multas e dos juros. “Muita gente não pagou, não foi porque não quis, mas porque não teve condição de pagar”, alertou o vereador. Segundo Zezito, o prefeito irá aprovar o projeto que visa beneficiar tanto a sociedade quanto a própria prefeitura que precisa de recursos. “O governo está precisando de recursos e o pagamento do IPTU pode contribuir para isto. Algumas multas e os juros são caros, e, por isto, o governo vai entender nossa solicitação”, destacou.
Obras
Outro assunto tratado pelo vereador durante a sessão foi com relação as obras de infraestrutura que estão sendo feitas na cidade, basicamente as voltadas para a construção de galerias de água pluvial e de rede de esgoto. Segundo Zezito, as obras foram paralisadas em alguns lugares, como no Setor Jardim Querência, por razão do tempo chuvoso que ocorre neste período de início de ano. Mas, ressaltou o vereador, em reunião que ele teve com o prefeito, o mesmo garantiu que assim que as “chuvas pararem” os serviços serão retomados.
Sobre os benefícios que as obras tem trazido aos moradores, ele ressaltou como exemplo o caso de Setores como o 04, 05 e 06, que ficam próximos tanto da Câmara quanto da Prefeitura, e que já tiveram suas obras concluídas. “Nesses setores todo serviço de esgoto, de agua pluvial estão concluídos. São setores que são muito cobrados por serem próximos dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –, e espero que agora realmente a população seja beneficiada”, afirmou.
Para Zezito, mesmo que 2015 antecipe ser um ano “difícil”, sua posição enquanto vereador, que cobra e fiscaliza, será de tentar fazer o melhor pela cidade. “Então nós sabemos que esse ano de 2015 é um ano difícil, mas eu tenho certeza que Deus está junto com nós de Águas Lindas de Goiás, até porque muitas obras já foram iniciadas”, ponderou.
Escolas  
Zezito também comentou sobre a volta às aulas cujo retorno ocorreu no início de fevereiro, ou seja, atendendo rigorosamente às exigências do ano letivo. Ele comparou com o Distrito Federal (DF) que ainda não começou as aulas devido a diversos fatores, como por exemplo, a greve formada pelos professores que não retornaram ao trabalho por falta de pagamentos referentes ainda ao ano de 2014. “Por isto, quero agradecer ao nosso secretário de Educação, Silvério Correa, por seu uma pessoa séria e comprometida com educação da população, ou seja, com o bem maior de um povo”, frisou. Sobre os uniformes escolares que ainda não foram entregue aos alunos da rede pública do município, Zezito garantiu que irá até o secretário de Educação para saber dele se existe uma data prevista para que seja feita a entrega.
Aumento de passagens
O vereador Zezito Moura comentou ainda a respeito do aumento das passagens de ônibus no Entorno, que teve um reajuste de 18,39%, após a publicação de uma resolução da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), no dia 13 de fevereiro. Na ocasião, a ANTT alegou que o aumento ocorreu em consequência do encarecimento dos custos para se realizar o transporte de pessoas, uma vez que houve reajuste no óleo diesel nos últimos dois anos.
Na visão de Zezito, o aumento da tarifa vai atingir diretamente a população de Águas Lindas que trabalha no DF. Segundo o vereador, isto pode causar desemprego em massa. Pensando em uma solução, garantiu, Zezito, que já esteve com o prefeito para cobrar do Executivo alguma medida que vise diminuir o preço das passagens. “Na ocasião ele me disse que tinha marcado uma reunião com o governador Marconi Perillo, para que fosse retirada a taxa do ICMS do óleo diesel, para que assim pudesse a passagem pudesse ser reduzida. Porém, nem sempre aquilo que a gente quer é atendido, mas não custa nada correr atrás. Porque correndo atrás já é difícil, imagina se não fizermos nada, pode ser muito pior”, disse. E afirmou: “O nosso povo ganha muito pouco para pagar uma passagem muito cara”.
Por fim, o vereador ressaltou que é necessário que as autoridades se empenhem em solucionar o caso do desaparecimento de Cristiano de Jesus, de 26 anos, que está desaparecido desde semana passada. “Ficamos triste pelo desaparecimento desse jovem. Eu conhecia esse menino, era um menino bacana, por isto, peço para que as autoridades corra atrás desse assunto e tente resolve-lo o mais rápido possível, porque a família da vítima está sofrendo com essa situação”, afirmou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas