PLANTÃO DE NOTÍCIAS

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de inauguração nesta manhã do 46° Grupamento de Bombeiro Militar

Novo grupamento respeita princípios ambientais e também vai atender Águas Claras e Areal
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Taguatinga Sul ganha quartel do Corpo de Bombeiros Militar
Taguatinga Sul recebeu, hoje, o 46° Grupamento de Bombeiro Militar. A unidade obedece a princípios de sustentabilidade ambiental, já que está devidamente equipada para captar água de chuvas e aproveitar a luz do sol. O quartel vai atender também as regiões de Águas Claras e Areal.


O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de inauguração nesta manhã e destacou duas finalidades fundamentais do novo grupamento: "É mais um equipamento público para ajudar na erradicação da dengue e da chikungunya e, daqui a um mês e meio, durante a seca, fortalecer o combate aos focos de incêndio."

Sustentabilidade ambiental
O novo quartel tem sistema de reaproveitamento de água de chuvas que pode ser armazenada em uma cisterna, no subsolo, com capacidade para 80 mil litros. A energia é captada por meio de placas solares instaladas na parte externa do prédio.

Com 890 metros quadrados de área construída e 24 câmeras de segurança, a estrutura física está dividida em dois pavimentos e foi projetada com telhado de policarbonato que permite a iluminação natural da luz do sol.

Paredes com sistema termoacústico proporcionam isolamento térmico e sonoro e os gases liberados pelas viaturas são eliminados por meio de cobogós — paredes feitas de tijolos perfurados. Das cinco caixas d'água, duas fazem reuso hídrico. Em caso de falta de energia, um gerador garante a continuidade do serviço.

Situado na Área Especial 5, Quadra 5, do Pistão Sul, o grupamento é o nono do DF com características ambientalmente sustentáveis. Antes dele, já obedeciam a esse padrão as unidades do Paranoá, de Santa Maria, de Samambaia, do Riacho Fundo, de São Sebastião, do Recanto das Emas, do Sudoeste e de Ceilândia. Mais três quartéis nesse modelo estão sendo construídos no Lago Norte, em Brazlândia e em Águas Claras.

Atendimento mais rápido
Quatro viaturas operacionais são utilizadas em ações de resgate e salvamento e combate a incêndio. Três delas — importadas e com tecnologia de última geração — chegam com mais facilidade e rapidez aos locais das ocorrências. Cento e vinte soldados estão lotados no grupamento; desses, 35 compõem o grupo de Prevenção e Combate a Incêndio, unidade especializada no trabalho de campo e na capacitação dos demais membros da corporação.

"Nossa grande preocupação é a de fornecer uma resposta imediata às demandas da sociedade. Essa unidade conta com centro de comunicação integrada no primeiro pavimento, que recebe e encaminha as ocorrências diretamente aos soldados de plantão. O segundo pavimento fica reservado ao serviço administrativo", ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), coronel Hamilton Santos Esteves Junior, presente na inauguração.


Além do governador do DF e do comandante-geral da corporação; participaram da cerimônia o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas; a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros; e o administrador de Taguatinga, Ricardo Jacobina, entre outras autoridades do CBMDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas