PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Dia do Evangélico é comemorado hoje (30) em várias cidades do País


Em última pesquisa feita pelo IBGE, em 2012, constatou-se que o número de evangélicos no Brasil cresceu cerca de 61,5 % em dez anos
Normalmente o Dia do Evangélico é comemorado no Brasil no dia 30 de novembro. O Distrito Federal (DF), por exemplo, celebra a data neste dia, porém outros Estados, como Rondônia e Cuiabá, cultuam o dia nos dias 18 de junho e 31 de agosto, respectivamente.
Uma pesquisa realizada pela Hello Research mostrou, recentemente, que houve uma queda do catolicismo no Brasil e um o avanço dos evangélicos e das pessoas sem religião. Os dados foram coletados em uma amostragem que ouviu 1.000 pessoas em 70 cidades de todo o país.
O número de evangélicos detectado pela pesquisa da Hello Research é de 25%. A pesquisa não faz diferença entre pentecostais e neopentecostais, sendo 16% de pentecostais (somando membros de igrejas como Assembleia de Deus e Igreja Universal) e 9% das igrejas tradicionais. Em 2010 o Censo mostrou que 22,2% da população era evangélica, em 2000 era 15,4% e em 1991 não chegava nem a 9%.
Em 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou, por meio de pesquisa, que o número de evangélicos no Brasil cresceu cerca de 61,5 % em dez anos, com 16 milhões de novos fiéis.
Motivo
A data foi criada para que houvesse com sua celebração a oportunidade dos fiéis poderem cultuar sua espiritualidade e sua fé. Normalmente, nas cidades que decretam feriado no Dia do Evangélico, a data é marcada por festas e fóruns de música gospel, além de palestras onde são discutidos assuntos referentes à cultura evangélica.
No DF, a criação da data se deu através da Lei Distrital nº 963/1995.
Em Águas Lindas de Goiás, onde grande existe grande número de igrejas e fiéis evangélicos, a data está sendo respeitada por diversos órgãos, como escolas e pontos comerciais. O mesmo está ocorrendo em outros municípios do País.
Preconceito
O Brasil, por ser o País com a maior população católica apostólica romana do mundo, manteve durante certo tempo um clima de discriminação em relação às pessoas que eram adeptas as religiões evangélicas. Com isto, muitas algumas crises ideológicas foram criadas, como por exemplo, achar que a religião evangélica não seguiria as tradições do catolicismo ortodoxo. Isto acabou. A afirmação tanto pode ser comprovada pelas pesquisas do IBGE – que demonstra o aumento no número de adeptos do evangelho – quanto pelo alto índice de audiência da novela Os dez mandamentos, exibida na Rede Record (emissora tradicionalmente evangélica) que em determinado momento chegou a registrar 12 pontos de audiência. O que é considerado alto pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).
A equipe do Jornal Águas Lindas (JAL) aproveita o momento e parabeniza a todos evangélicos do Brasil pela celebração de sua data.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas