PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Ministro do STF autoriza prisão de líder do governo no Senado



Trata-se da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves
O senador e líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS) foi preso hoje após decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal de Federal (STF), Teori Zavaski, que acatou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) prisão preventiva do senador. O pedido feito pela PGR está embasado delações premiadas feitas pelo ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, e de seu filho, Bernardo Cerveró.
Entre as delações, destaca-se a gravação feita por Bernardo Cerveró que se utilizou de um telefone celular para gravar conversas entre ele, o senador Delcídio, o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, e o advogado de Cerveró, Edson Ribeiro. As gravações foram feitas em um hotel de Brasília, onde o senador se hospedava.
As gravações registraram que o senador Delcídio tentou convencer Cerveró a não aceitar um acordo com o Ministério Público Federal (MPF). 
“O senador Delcídio Amaral ofereceu a Bernardo Cerveró auxílio financeiro, no importe mínimo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) mensais, destinado à família de Nestor Cerveró, bem como prometeu intercessão política junto ao Poder Judiciário em favor de sua liberdade, para que ele não entabulasse acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal”, diz a PGR. Um plano de fuga para Espanha, também teria sido proposto, segundo a PGR, pelo senador a Cerveró.
O senador foi preso pela Polícia Federal e, no momento, ele se encontra em Brasília, detido em uma cela de 20 m², com banheiro, a mesma em que ficou o ex-governador do DF José Roberto Arruda quando foi preso, em 2010.
A decisão de Teori Zavaski também autorizou a prisão de André Esteves, dono do Banco BTG Pactual; do ex-advogado de Cerveró Edson Ribeiro; e do chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira.
Neste momento o Senado decide se o senador será ou não solto. A decisão do Senado sobrepõe a do TSF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas