PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Prefeito Hildo tirou Águas Lindas do perigo da dengue

O prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango (na foto com a primeira-dama Aleandra) conseguiu desenvolver, durante o seu governo, o Plano de Contingência com ações de Educação em Saúde, Mobilização Social e Comunicação, reduzindo a média de infestação do mosquito aedes aegypti para 0,2% considerado abaixo da média no município. Ao assumir o cargo, Hildo enfrentou uma grande epidemia da doença, herdade da administração anterior. 
Os trabalhos contam com apoio de todas as secretarias e cerca de 182 ACS e 87 ACE. O Poder Executivo instituiu a Semana de Prevenção à dengue e chikungunya na terceira semana de cada mês (de setembro a maio), é desenvolvida ação nas áreas indicadas beneficiando todo o município. As ações estão sendo efetivadas de forma contínua e sistemática no sentido de conscientizar e mobilizar a população com vistas a manter o controle da situação e assim diminuir expressivamente a presença dos vetores de transmissão da doença.
Como parte do plano de contingência e combate a dengue, diversos equipamentos auxiliar o trabalho que é realizado no município como motocicletas, caminhonetes S-10, sendo uma equipada com Fumacê, veículos 
VW Gol, Epis, bombas motorizadas costais e bombas manuais para dedetização de possíveis locais de proliferação do mosquito.
Estes equipamentos contribuem para a queda drástica no número de notificação da doença. No início desta Gestão foram registrados mais de cinco mil casos somente no município. 
Foram criadas também equipes para fazer busca ativa de todos os casos suspeitos de dengue, integração das equipes do Programa Saúde da Família com os Agentes de Combate as Endemias e prática na execução das ações contidas no Plano de Contingência de Controle da Dengue.
De acordo com a Coordenação Municipal de Endemias as ações são desencadeadas também nas escolas 
municipais e estaduais com palestra educativa, distribuição de folders, adesivos informativos. As equipes intensificam a atuação com o processo transformador e com a metodologia participativa para contribuir na conquista e manutenção de saúde coletiva, despertando nas pessoas a capacidade de tomar decisões e agir em favor do bem estar de todos, bem como: analisar criticamente a sua realidade, decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações, organizar e realizar ações para avaliá-las com o espírit crítico.

MANEJO AMBIENTAL
Dentro das sugestões apresentadas estão as estratégias em Educação em Saúde, Mobilização Social e 
Comunicação, que visam fomentar o desenvolvimento de ações educativas para a mudança de comportamento e a adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar, preservando-o da infestação do Aedes aegypti, observação à sazonalidade da doença e às realidades locais quanto os principais criadouros, bem como estimular a cidadania e inclusão da comunidade nas decisões das ações em saúde no combate a dengue.
Há operação de limpeza e campanha de conscientização popular para prevenir a dengue e diminuir a incidência de casos positivos da doença com participação dos alunos da rede municipal de ensino na distribuição de material informativo à comunidade. Os trabalhos fazem parte do Projeto de Ação de Manejo Ambiental executados em regime contínuo. Mais de trezentas pessoas estão empenhadas nos trabalhos, além de máquinas pesadas e dezenas de outras viaturas.
O Manejo visa à prevenção da manifestação do mosquito transmissor da dengue com as ações educativas e recolhimento de lixos nos locais mais críticos, os quais se constituem em potencial foco do mosquit e de degradação ambiental, afetando a qualidade de vida da população, principalmente no período de chuva.
SAÚDE NAS ESCOLAS
Para o prefeito o controle da dengue na cidade de Águas Lindas de Goiás centra esforços na ação integrada entre as três áreas de sustentação: controle entomológico, controle epidemiológico e o eixo nucleador e disseminador das estratégias de controle e eliminação do Aedes aegypti, que é a Educação em Saúde Pública e 
Comunicação Social.
O Projeto Saúde nas escolas com o tema Dengue estimula a comunidade a participar de atividades educativas sobre a Dengue criando a responsabilização das ações no combate ao vetor, que será desenvolvido um trabalho de união entre os Agentes de Combate as Endemias, o IEC (Informação, Educação e Comunicação em Saúde), através do PSE – Programa Saúde na Escola.Por  Alberto Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas