PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Prefeitura de Águas Lindas estabelece plano de combate e prevenção ao zika vírus

No Brasil já são mais de mil casos de microcefalia; em Goiás, último levantamento, notificou nove casos da doença causada pelo Aedes aegypti

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, uma reunião foi realizada na última sexta-feira (11), para informar os servidores públicos da área da saúde sobre o combate a prevenção contra o vírus Zika.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.
Em Águas Lindas, conforme informações sobre a reunião, o rito de combate ao mosquito será o mesmo. Conforme ressaltou a assessoria, os procedimentos tomados serão: a) preencher adequadamente o tipo de anormalidade congênita identificada (campos 6 e 41 da DN); b) notificar imediata da Declaração de Nascidos Vivos com microcefalia a partir da notificação do serviço de saúde na ocasião do nascimento; c) notificação de quadro sugestivo de microcefalia intrauterina pela observação da circunferência cefálica menor que o esperado para a idade gestacional, durante os exames de rotina da gestante (ultrassonografia).
Brasil
O Brasil registra 1.761 casos suspeitos de microcefalia em 422 cidades de 14 estados, conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Em Goiás, em 2014, o MS constatou três casos de microcefalia; este ano, último levantamento afirmava nove casos.
Em Águas Lindas, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde, pasta responsável por monitorar a doença, deverá ser comunicada sobre qualquer caso de microcefalia.

Serão utilizados como definição de caso os mesmos parâmetros adotados pelo Estado de Pernambuco, onde foram identificados os primeiros casos, assim, deverá ser notificada imediatamente ao CIEVS a ocorrência de Microcefalia”, informou a prefeitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas