PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Ações educativas e Limpeza marcaram Mobilização Municipal contra a dengue em Novo Gama

Para apertar o cerco contra a dengue, a Prefeitura do Novo Gama por meio da Secretaria Municipal de Saúde organizará um grande mutirão em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação; Infraestrutura Urbana; e de Administração e Finanças.
Para a organização desta ação, os representantes do Corpo de Bombeiros de Goiás; e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, se reuniram na tarde desta segunda-feira (10), com o Coordenador de Saúde e Atenção Básica do município, Julio Campos. O principal objetivo foi definir as estratégias das atividades que serão realizadas na cidade.
Na ocasião, ficou acordado que as ações acontecerão nos bairros Pedregal e Lago Azul.  Os trabalhos serão divididos e executados em equipes. Uma das bases será montada na quinta-feira (14), na entrada do Pedregal, a partir das 8h, e a outra será instalada na sexta-feira (15), também a partir das 8h, na entrada do Lago Azul.
De acordo com o Coordenador de Saúde e Atenção Básica, Julio Campos, esta ação é uma exigência do Ministério da Saúde para combater a dengue e outras doenças relacionadas. Julio destaca que os trabalhos serão iniciados no Pedregal, porque o bairro foi o local com maior incidência da doença. Segundo ele as equipes do Serviço de Limpeza Urbana; de Saúde; do Corpo de Bombeiros; e da Coleta Seletiva visitarão as residências para orientar, recolher o lixo e também identificar os criadouros e possíveis focos do mosquito.
É importante lembrar que no último mês a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Blitz contra a dengue no município.  Na oportunidade, a equipe de saúde distribuiu panfletos com informações de prevenção para a população.
Para que o trabalho realizado tenha um bom resultado, a Subsecretária Municipal de Saúde, Vera Lúcia (Vera do Boa Vista), pede que a população colabore não deixando água acumulada em recipientes e jogando o lixo e o entulho em lugares adequados. Ela lembra que o mosquito também transmite a febre chikungunya e o vírus Zika.
De acordo com o Ministério da Saúde os casos de dengue registrados no país no ano passado, até a metade de novembro, ultrapassaram 1,5 milhão com um aumento de 176% em relação ao mesmo período do ano de 2014. Houve ainda aumento de 104% nos casos graves de dengue e de 79% no número de mortes quando comparado aos anos anteriores. O estado de Goiás registra a maior incidência de dengue com 2.314 casos por 100 mil habitantes, seguido por São Paulo com 1.615 casos por 100 mil habitantes.
Vale ressaltar esta é uma realização do Governo Municipal com apoio do Governo de Goiás; do Corpo de Bombeiros de Goiás; e da Cooperativa de Reciclagem (Coleta Seletiva do Novo Gama).

Texto: Hudson Cunha
ASCOM – Prefeitura do Novo Gama




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas