PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Polícia Militar alerta sobre boatos em redes sociais

A Polícia Militar alerta que quando repassamos uma informação também nos tornamos responsáveis por ela, e se ela for criminosa, falsa ou prejudicar alguém ou alguma instituição pode resultar em ação contra quem repassa também. Além disso, é preciso o cuidado de observar se a mensagem pode causar algum tumulto ou alvoroço desnecessário



Da redação do JAL


Uma informação falsa circulou nesta sexta-feira (25) em grupos de WhatsApp a seguinte informação: “Gente do céu!!!!! Itaberaí acaba de ser cercada por bandidos altamente perigosos e fortemente armados, bancos estão sendo o alvo”. A mensagem causou pânico em muita gente e ainda provocou a ação das autoridades em remanejar seus meios podendo causar prejuízos a outros locais. Tudo isso de forma desnecessária já que a mensagem não era verdadeira.

O comando da PMGO divulgou nota a comunidade destacando que: "ao repassarmos uma informação também nos tornamos responsáveis por ela, e se ela for criminosa, falsa ou prejudicar alguém ou alguma instituição pode resultar em ação contra quem repassa também. Além disso, é preciso o cuidado de observar se a mensagem pode causar algum tumulto ou alvoroço desnecessário As redes sociais e em especial o aplicativo WhatsApp tem sido muito utilizado pela população, principalmente com o uso de grupos interativos o que facilita a integração e o repasse rápido de informações, porém é necessário o cuidado dos usuários quando repassam informações sem saber a origem ou a veracidade da mesma".

A nota frisa ainda que instituições de Segurança Pública e em especial a Polícia Militar não ignoram nenhuma informação quando não sabe a origem, pois não pode ignorar o seu propósito sem conhecê-lo. Diante disso alertamos que as redes sociais são importantes ferramentas, mas que devem ser utilizadas com responsabilidade. A mensagem acima já foi detectada em grupos da Cidade de Goiás, Goiânia e do entorno de Brasília configurando como criminosa e as medidas legais serão tomadas pelas autoridades responsáveis.

"A Polícia Militar necessita do apoio da população para realizar seu trabalho, pois a informação é nossa maior arma. Portanto solicitamos que quando souberem de fatos relevantes informem diretamente a unidade da PM em sua região ou ligue 190, e não divulguem em redes sociais informações que não saibam a origem ou a veracidade", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa do 34º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas