PLANTÃO DE NOTÍCIAS

OPINIÃO: Hildo do Candango transformou Águas Lindas na joia do Entorno, por isso é favorito à reeleição

(Hildo visita as obras da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto)

Foto: Carlos Castanheiro

Por Wilson Silvestre – Em tempos de crise econômica onde o país está atolado até o queixo com déficit público, arrastando juntos estados e municípios para a beira do principio, raro ver um prefeito chegar ao último ano de mandato, executando obras em quase todos os cantos da cidade. O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PSDB) faz isso. Não se trata de milagre ou privilégio, mas competência em administrar bem o dinheiro do contribuinte. Poucos homens públicos podem contabilizar numa gestão, o fato de não ter sido flagrado com a mão no bolso dos cidadãos. Hildo conseguiu este feito, não por receio da justiça, mas por princípios éticos, moral e respeito à sua história de vida.

Para ele, o resgate da confiança e autoestima da população de Águas Lindas é tão sagrado quanto sua fé cristã. Hoje, a gestão pública da cidade não frequenta o noticiário envolvendo Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal e tantos escândalos envolvendo corrupção como havia em administrações passadas.

Durante seus três anos e meio à frente da Prefeitura de Águas Lindas, Hildo tem dedicado uma média de 10 horas de trabalho em prol do município e sua gente. Como ele gosta de dizer “Sigo o exemplo de nosso líder maior, Marconi Perillo. Ele trabalha muito, dorme tarde e acorda cedo, então nada melhor como referência de homem público”. Este empenho e compromisso público tem o aval da população que o considera favorito a manter-se à frente da prefeitura, reelegendo-o prefeito novamente. A explicação para esta aprovação acima da média, explica-se ao comparar o desenvolvimento urbano, econômico e social de Águas Lindas com os 11 municípios que fazem parte do Entorno de Brasília. Nenhum deles alcançou investimentos de quase R$ 1 bilhão em obras como escolas, saneamento básico, postos de saúde, segurança, asfalto e rede de proteção social.

Ao lado de sua equipe, o prefeito mantém o equilíbrio em todas as suas ações, sem demagogia ou sorriso de hiena como faz um de seus adversários. Ajuda as pessoas sem mentir ou enganar com promessas que nunca pode ser cumpridas. Essa sinceridade é o diferencial que a população, aos poucos, aprendeu a admirara e respeitar, confiando nele suas demandas.

Hildo tem a exata noção de seu papel como homem público mantendo bom relacionamento com os poderes constituídos, como o legislativo municipal, estadual e o Congresso; Ministério Público, Judiciário, instituições federais, estaduais e a sociedade organizada. Sua equipe, como o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, sua mulher Aleandra, secretários e funcionários da prefeitura, trabalham como uma orquestra afinada tendo como resultado, uma melodia chamada gestão pública de qualidade, onde o cidadão é ouvinte e juiz.

Essa é a receita adotada pelo prefeito Hildo para se conseguir estruturar o município num momento difícil do país. Como ele sempre repete aos seus interlocutores: “O mais importante para um administrador, não importa se na inciativa privada ou na gestão pública é preocupar-se com as prioridades, avaliar os recursos e aplica-los onde realmente precisa”. Esta filosofia nem sempre agrada a todos, pois as demandas não cessam e o dinheiro, principalmente público, cada mês é mais escasso. Não se fabrica dinheiro. Mesmo com apertos, nenhum dos prefeitos que antecederam Hildo do Candango conseguiu investir um terço do que ele investe em Águas Lindas.

Administrar um município como Águas Lindas que há bem pouco só existiam problemas como falta de infraestrutura, saúde, escolas e uma infinidade de demandas sociais, não é uma tarefa fácil. Requer, além da competência, habilidade política, paciência e um nível de equilíbrio emocional a toda prova. Mas, o difícil mesmo é dar destino adequado aos recursos disponíveis, tanto do contribuinte do município, quanto de convênio estadual e federal. Sem dúvida o destaque que o prefeito Hildo desfruta hoje, tanto na cidade, no Entorno e no estado é fruto deste trabalho. Enquanto em centenas de municípios brasileiros o ambiente administrativo e político é desânimo, Águas Lindas vive o seu melhor momento. “Estamos próximo do ideal, mas vamos chegar lá, se Deus quiser”, ressalta Hildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas