PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Rodrigo Maia (DEM-RJ) é eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados


Da redação JAL

Novo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado do DEM-RJ Rodrigo Maia foi eleito nesta madrugada com 285 votos. Vencendo assim o segundo turno de votação com uma diferença de 115 votos frente ao deputado Rogério Rosso PSD-DF. No total foram 460 votos, sendo registrados 05 votos em branco.

A vitória expressiva de Maia representa uma grande derrota de Cunha que tinha preferência por Rosso, seu fiel aliado. Para o peemedebista, convinha ter um nome próximo na sessão em que será votada sua cassação, que deve ocorrer em agosto.

Desde o início, Rosso era dado como favorito, mas no primeiro turno da eleição, que teve 14 candidatos, Maia já saiu na frente - teve 120 votos, enquanto o deputado do Distrito Federal conquistou apoio de 106 parlamentares. Embora desde que confirmou sua candidatura já se desenhasse um apoio da antiga oposição a ele, somente esta tarde o PSDB, PPS e PSB anunciaram formalmente estar com o deputado. Juntando o DEM, o bloco agrega 117 parlamentares.

Maia chegou a ter promessas de apoio no PT. O partido contudo acabou rachado no primeiro turno com as candidaturas de Orlando Silva (PCdoB-SP) e Luiz Erundina (Psol-SP). A bancada foi liberada no segundo turno e alguns votos acabaram com o deputado do DEM.

A vaga foi aberta com a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência. O eleito cumprirá mandato até fevereiro de 2017.

Perfil

O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos.

Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU.

Com informações: maisgoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas