PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Prefeitura de Águas Lindas promove o combate ao tabagismo no município


A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás desenvolveu o Programa de Combate ao Tabagismo para auxiliar a população no processo de afastamento do hábito de fumar. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são oferecidas consultas de avaliação individual ou em grupo de apoio, além de medicamentos como os adesivos e as gomas de mascar com nicotina.

Desde a implantação do Programa, centenas de pessoas conseguiram se afastar do hábito de fumar. Cerca de 90% dos componentes dos grupos afirmaram ter deixado definitivamente o cigarro nos primeiros dias de tratamento. “Eu já fumava há várias décadas e pensei até que só largaria o vício com a morte, mas ingressei neste programa de combate ao tabagismo e em uma semana, usando os medicamentos indicados, consegui deixar de fumar”, revelou a dona de casa Dulcimar Veras de Sousa, de 46 anos.

“Há 35 anos eu fumava e cada dia aumentava mais a vontade, chegando ao ponto de levantar à noite só para fumar. Mas, após o segundo dia que entrei no programa e com muita determinação, consegui tirar o cigarro de minha vida. Tem horas que eu penso que tudo isso não é real, mas na verdade, foi uma grande vitória”, desabafa Valdomiro Ribeiro Alves, de 49 anos.

Além da eficiência do tratamento, as pessoas também atribuem o sucesso do Programa em Águas Lindas pela dedicação dos médicos e enfermeiros responsáveis pelos trabalhos junto aos grupos nas Unidades Básicas de Saúde. Para o prefeito Hildo do Candango, o tema deve ser relacionado à saúde pública, tanto no âmbito da saúde quanto na escola, como quesito curricular, em palestras do programa da Secretaria Municipal de Saúde.



(Ascom/Foto: Ascom/redação JAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas