PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Goianésia conta com nova fábrica de açúcar


Cerimônia de inauguração contou com presença do presidente da Emater e do governador Marconi Perillo

Nesta quarta-feira (11), o Grupo Jalles Machado inaugurou uma nova fábrica de açúcar instalada na Unidade Otavio Lage, em Goianésia (GO). A solenidade contou com a presença do govenador de Goiás, Marconi Perillo, do presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, entre outras autoridades.

A unidade recebe o nome de Segundo Braoios Martinez, ex-diretor do grupo falecido em abril de 2015. A fábrica tem capacidade de produção de 14 mil toneladas de açúcar por ano, além de produtos como geleia e açúcar orgânicos. A construção da unidade contou com investimento de R$ 80 milhões e com a atuação de 500 profissionais. Com a nova fábrica, o grupo Jalles Machado passa a gerar novos 100 empregos diretos, disponibilizando um total de 3.600 postos de trabalho em Goianésia.

O diretor-presidente do Grupo Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho, destacou a importância do apoio de parceiros para que o projeto da nova fábrica fosse executado. “Esse é um momento importante para todos que abraçaram esse empreendimento e colaboraram para que esse projeto se concretizasse. Estamos felizes de estar fazendo a nossa parte, gerando emprego e dignidade para as pessoas que trabalham. Esse é o setor que realmente enobrece o Brasil”, declarou.

O governador Marconi Perillo lembrou que o Grupo Jalles Machado foi o pioneiro em Goiás a instalar uma usina capaz de aproveitar o bagaço da cana para produzir energia. Perillo relatou que, no ano de 2000, foi apresentado pelo próprio Otavio Lage ao projeto de construção da primeira usina cogeradora de energia no país. A unidade seria capaz de aproveitar o bagaço da cana-de-açúcar, até então sem valor, para produção de energia elétrica. “Hoje, das 37 usinas de etanol que temos em Goiás, todas já cogeram energia. E isso começou da cabeça desse visionário”, narrou o governador, que informou ainda que Goiás já produz 2,2 mil megawaltz de energia, o que representa quatro vezes a produção da usina de Cachoeira Dourada.

O vice-governador de Goiás, José Eliton de Figueiredo Júnior, destacou que Goiás tem se destacado em momentos de crise econômica e que a inauguração da fábrica de açúcar é prova disso. “Nos destacamos graças à uma visão de Estado que tem a compreensão de que é preciso atuar em convergência com o setor privado. Essa é a raiz que estimula o caule do empreendedorismo entre grupos como o Jalles Machado, que tem coragem de enfrentar as adversidades, garantindo acesso a emprego e geração de renda”, afirmou José Eliton.

Empreendedorismo
Para o presidente da Emater, Pedro Arraes, a inauguração da fábrica representa a consolidação de Goiás como um grande produtor e exportador de açúcar orgânico. “Esse é um grupo genuinamente empreendedor, que gera emprego, energia, tecnologia e conserva o meio ambiente. É um grande exemplo de como o setor agropecuário pode ser sustentável”, avaliou Arraes.

O presidente da Emater destacou ainda que o mercado de açúcar está em alta (especialmente para o produto orgânico) e que há perspectiva de que Goiás se aproxime de São Paulo, que é o maior produtor de açúcar do país, em volume de produção. “A demanda por açúcar orgânico é fortíssima. Indústrias de cereais, especialmente na Europa, requisitam muito esse produto. O grupo Jalles produz de maneira muito interessante, por meio de controle biológico e criou um sistema de produção em larga escala para orgânico, que é muito difícil”, ponderou Pedro Arraes.

Igor Montenegro, diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás), destacou que o Grupo Jalles Machado é uma empresa genuinamente goiana que se consolidou como um dos principais grupos do setor de açúcar e álcool do país.

Montenegro destacou que três características fizeram com que o grupo se tornasse uma das organizações empreendedoras mais importantes do Estado: “Primeiro, nunca foram individualistas e sempre trabalharam com a perspectiva de que juntos somos mais fortes. Em segundo lugar, eles sempre tiveram a sustentabilidade como um elemento muito forte para o desenvolvimento de seus projetos, mesmo quando ainda não se falava no assunto. Por fim, eles sempre valorizaram o fator humano acima de tudo. É uma empresa que sempre investiu no desenvolvimento das pessoas e na promoção de condições de trabalho cada vez mais dignas e humanas”.

Pedro Alves de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) também considerou que o compromisso com aspectos sociais e humanos é um dos grandes diferenciais do grupo. “Gradativamente, os empresários têm entendido que a atividade econômica não pode visar apenas o lucro, mas principalmente a geração de emprego e benefício social. E o grupo Jalles Machado tem esse diferencial a mais”, avaliou Oliveira.

“O empreendedorismo do grupo é muito diversificado. Como investiram em vários segmentos, isso é uma mola para o desenvolvimento da região”, considerou o chefe de gabinete da Emater, Antelmo Teixeira Alves, que destacou que o grupo também investe em cultivo da seringueira e pecuária de corte, além do processamento de cana-de-açúcar.

Sustentabilidade e Inovação
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, destacou que Goianésia é um polo sucroalcooleiro importante para Goiás e que o Grupo Jalles Machado tem atuação importante no desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores. “A empresa tem uma pegada ecológica importante. Isso é bom, porque é uma organização que tem uma influência muito grande na região. Eles terem uma consciência ambiental é muito positivo”, avaliou.

Rodovia
Durante a cerimônia também foi realizada a inauguração da pavimentação do trecho que liga Goianésia a Juscelândia da rodovia GO-338. A obra conta com 33 quilômetros de extensão.

Gerência de Comunicação para Inovação
Texto: Gilmara Roberto
Fotos: Assessoria / Jalles Machado  
Informações à imprensa: (62) 3201-8814 / comunicacao.ematergo@gmail.com

-- 
Gilmara Roberto
Gerente de Comunicação para Inovação
Telefones: (62) 3201-8767 / (62) 99276-8126
Emails: gilmara.ematergo@gmail.com / gilmara@emater.go.gov.br
Endereço: Rua 227-A, nº 331- Setor Leste Universitário -  Goiânia - Goiás - CEP: 74.610-060






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas