PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Jovens criam plataforma multimídia para monitorar parlamentares brasileiros


Iniciativa busca se consolidar como um ecossistema de transparência e participação política, reunindo portal na internet, aplicativo para smartphones, redes sociais e grupos de discussão no Whatsapp

Uma plataforma multimídia desenvolvida por ativistas, cientistas sociais e jornalistas faz uso da tecnologia para aprimorar a participação política e promover propostas de reformulação do Legislativo Brasileiro. Trata-se do projeto Monitora, Brasil! Concebido como um ecossistema de transparência e participação política, reunindo portal na internet, aplicativo para smartphones, redes sociais e grupos de discussão no Whatsapp. O objetivo, segundo seus idealizadores, é dar maior transparência às atividades realizadas pelos deputados federais, na Câmara dos Deputados, e pelos senadores, no Senado Federal, de maneira a oferecer informações para suporte à participação popular no processo legislativo.

A ideia surgiu em 2013, quando o aplicativo Monitora, Brasil! participou do primeiro Hackaton realizado pela Câmara dos Deputados. Na época, a ideia foi premiada em 2º lugar, como melhor aplicativo, na competição que buscava criar redes colaborativas entre Parlamento e sociedade. Desde então, a iniciativa tem crescido e agregado novas ferramentas, de modo a dar condições para que a sociedade fiscalize o desempenho dos políticos no exercício do mandato e uso do dinheiro público.

Por meio das ferramentas são monitorados dados relativos ao desempenho dos políticos durante seus mandatos, com informações de projetos apresentados, presenças e faltas, entre outros temas, além de informações dos projetos de lei em tramitação. Os dados são retirados de Portais da Transparência e de apis de dados abertos das casas. Também são listadas informações oriundas das principais agências de notícias de cunho político no País.

A iniciativa foi proposta pelo mestre em Ciência Política na área de Transparência e Participação Política e especialista em redes sociais digitais, Gustavo Warzocha Cruvinel, e pelo cientista da computação e HackerAtivista Geraldo Augusto Figueiredo. Segundo eles, o projeto pretende atuar em duas linhas a partir de agora. "A primeira linha vai ser por meio da divulgação de projetos de lei que estão parados na Câmara dos Deputados. Começaremos com o tema corrupção e, depois, também atuaremos com outros
temas como saúde, educação e segurança pública", comenta Warzocha. Por outro lado, completa Figueiredo, "vamos trabalhar com a ferramenta legislativa do E-Cidadania. Acreditamos que essa é uma das primeiras ferramentas institucionalizadas para que a sociedade possa participar do processo legislativo", finaliza.

Desde sua criação, as principais informações buscadas no Monitora, Brasil! dizem respeito a projetos de lei apresentados por deputados e senadores, gastos com cotas parlamentares, faltas e emendas direcionados aos municípios. O aplicativo já foi instalado por mais de 52 mil usuários e tem avaliação média de 4.46 na PlayStore.

Outra frente de ação da plataforma Monitora, Brasil! faz uso das ferramentas disponíveis pelo poder Legislativo para propor mudanças positivas na sociedade. A iniciativa acabou de publicar no portal E-Cidadania do Senado Federal uma Ideia Legislativa. A ferramenta permite que todo cidadão possa apresentar uma ideia legislativa ao Senado e, caso consiga 20 mil apoiadores no portal, será analisada pela Comissão de Cidadania e Legislação Participativa do Senado Federal. Caso aprovada, vira projeto de lei e é iniciada sua tramitação no Senado.

No dia 20 de setembro, o Monitora, Brasil! registrou a Ideia Legislativa "Pela aprovação das 10 medidas contra a corrupção" - disponível no endereço

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=90630

cuja proposta pretende criar um projeto de lei que contemple as 10 Medidas Contra a Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal e que foi desconfigurada na Câmara dos Deputados. O prazo para a adesão e apoio à proposta vai até o dia 18 de janeiro de 2018.

Serviço Monitora, Brasil!

Site: https://monitorabrasil.org/

Aplicativo disponível: Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gamfig.monitorabrasil IOS https://itunes.apple.com/us/app/monitora-brasil!/id721186628?l=pt&ls=1&mt=8 Facebook: https://facebook.com/monitorabrasilapp

Informações para a imprensa

Voltz Comunicação
Ana Manuela Arantes (62) 98142-6323
Fernando Dantas (62) 99227-2631
Michelle Rabelo (62) 99926-2520
Renan Rigo (62) 98522-6645




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas