PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Evento sobre prematuridade no HRSM leva conscientização à população


Prematuridade: esclarecimento pode salvar vidas

No dia da conscientização sobre o assunto, comunidade recebe informação de qualidade em evento no Hospital Regional de Santa Maria

Um dia de palestras e esclarecimentos, voltados à comunidade, sobre a prematuridade. Esse o roteiro da próxima sexta-feira, dia 17, data dedicada à conscientização sobre o assunto.  Elaborada por profissionais da Intensicare, empresa que faz a gestão das UTIs na unidade, e pela equipe da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a agenda inclui uma série de exposições e debates a respeito do tema.

“Com esclarecimento, muitos casos de prematuridade podem ser evitados. Isso significa conforto para os pais e um começo de vida mais tranquilo para muitos bebês”, diz a Dra. Natália Barros, especialista da UTI Neonatal e pediatra da Intensicare, no HRSM. Ela é uma das palestrantes, e vai falar sobre os cuidados após a alta. “O bebê prematuro requer uma atenção diferenciada também após deixar a UTI. Lembrando que, em certos casos, sair da UTI não significa, necessariamente, ir para casa. Pode ocorrer de o bebê seguir internado em um leito convencional”, esclarece.

Natália Barros lembra ainda do valor do acompanhamento pré-natal. “O acompanhamento pré-natal permite que a equipe monitore a gestação, de modo que, se necessário, medidas precoces positivas serão tomadas, como a utilização de medicamentos, com o objetivo de que o bebê nasça no tempo certo”, explica.

O nascimento de um bebê prematuro costuma mobilizar toda a família, devido ao fato de ser uma recém-nascido que demanda muito mais cuidados do que um bebê que nasce no tempo normal, que é de 40 semanas. “A participação da família na evolução de um bebê prematuro é muito importante, pois o conato, principalmente com a mãe, potencializa tanto o desenvolvimento quanto o próprio progresso do quadro clínico”, esclarece Symone Gondim, Psicóloga Infantil da Intensicare e uma das palestrantes do dia.

“A presença da mãe junto ao seu bebê prematuro envolve demandas fora do hospital, uma vez que a mulher exerce vários papéis, como esposa, profissional, dona de casa e, muitas vezes, mãe de outras crianças”, completa Symone.
O evento é público e gratuito, será aberto a toda a comunidade e terá, além das palestras, exposição de fotos, oficina de crochê e venda de souvenirs, das 9h às 16h. A oficina de crochê vai trabalhar o polvo utilizado pela equipe da UTI Neonatal no tratamento dos pequenos pacientes.

Entre as causas da prematuridade, destacam-se afecções maternas, como infecção urinária, vulvovaginite, Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG), descolamento prematura de placenta, diabetes, disfunções da tireoide, trombofilia, infecções congênitas (sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, HIV), alcoolismo e dependência química são as decorrências mais frequentes do nascimento prematuro.

SERVIÇO
Dia da Prematuridade
Local: Auditório do Hospital Regional de Santa Maria
Data: sexta-feira, 17/11/2017, das 8h30 às 16h30
Atividades: palestras, exposições, oficina de crochê, venda de souvenirs e sorteio de brindes

PROGRAMAÇÃO
8h30 - Abertura
“A evolução da assistência neonatal e apresentação UTI Neonatal do Hospital Regional de Santa Maria”
Palestrante: Dayse Macedo, especialista em UTI, chefe de enfermagem da UTI Neonatal do HRSM.

9h
Cuidando para desenvolver
Palestrante: Sandra Antoneta, enfermeira da UTI Neonatal do HRSM
9h30
A participação da família na recuperação do prematuro
Palestrante: Symone Gondim, especialista em Psicologia Hospitalar, Psicóloga da Intensicare, da UTI Neonatal do HRSM
10h
Projeto “O bebê fala e campanha do silêncio"
Palestrante: Sheyla Pegoraro, mestre em Terapia Intensiva, coordenadora de Fisioterapia Infantil da Intensicare, no HRSM

11h
A fonoaudiologia na facilitação do vínculo mãe-bebê
Palestrante: Jercyane Ximenes, especialista em Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudióloga da Intensicare, na UTI Neonatal do HRSM

14h
Trabalhamos em equipe ou trabalhamos juntos?
Palestrante: Tanile de Almeida, Fisioterapeuta da Intensicare, na UTI Neonatal do HRSM

14h30
Exposição: Babá não!

15h
Prematuro até quando? Cuidados pós-alta
Palestrante: Dra. Natália Barros, Especialista em UTI Neonatal, pediatra da Intensicare, na UTI Neonatal do HRSM

15h30
Lanche e sorteio de brindes

CONTATO
Marcelo Moura/
marcelo.moura@femcomunicacao.com.br
61 99815-2990


(Foto reprodução/redação JAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas Desenvolvido por Blogger Copyright © 2016

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas