PLANTÃO DE NOTÍCIAS

“Fila da morte”, diz Elias Vaz sobre situação das UTI’s em Goiânia





e acordo com o parlamentar Elias Vaz, integrante da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores, que investiga supostas irregularidades do sistema de saúde de Goiânia, os hospitais que recusam leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para os pacientes cometem homicídios e os pacientes estão em uma “fila da morte”.

Pela quarta vez, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, esteve na manhã desta sexta-feira (9) na Cei da Saúde, para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da rede. Questionada sobre os leitos de UTI na capital, a secretária informou que apenas nos dois primeiros meses deste ano, 81 pacientes graves foram recusados nos hospitais de Goiânia. De acordo com ela, a situação já foi repassada ao Ministério Público. 

O vereador Elias Vaz declarou que a CEI já está preparando relatórios para enviar a Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), já que os integrantes da comissão acreditam que a situação seja criminosa por parte dos hospitais e donos que UTI.
“Para nós, as pessoas que estão fazendo isso tem que ser presas. Selecionar pacientes é um absurdo. Não podemos conviver com isso mais um dia”, declarou o parlamentar.
Segundo Elias Vaz, os hospitais alegam falta de vagas para não receber os pacientes, no entanto, os estabelecimentos selecionam os doentes que geram um custo menor para serem internados. Ainda de acordo com o vereador, muitas vezes os donos das UTI’s deixam as vagas ociosas, mas não internam pacientes em estado de saúde grave que demandam grandes gastos.

“Os proprietários de UTI estão rejeitando os pacientes, estão selecionando pacientes com olhar no lucro. Aqueles pacientes que dão uma despesa maior estão sendo condenados a morte”, disse Elias Vaz.
Fonte: Jornal Águas Lindas / DG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas