PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Senadora Lúcia Vânia. A mais nova Cidadã Águaslindense.

A senadora e pré-candidata a releição em 2018, Lúcia Vânia (PSB) recebeu o título de cidadã Águaslindense das mãos do vereador Evandro do Rainha da Paz (PSB), vereadora Natália (PSDB) e da primeira dama do legislativo, Samara Fernandes.  
Titulo também indicado e entregue pelo vereador ao pastor Derneval Penha. 


Por Marcos Alexandre

a última segunda (21/05) a Câmara Municipal de Águas Lindas de Goiás recebeu a senadora Lúcia Vânia (PSB) para receber o título de Cidadã Honorífica Águaslindense, um título entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local.


Titulo indicado e entregue pelo vereador Evandro do Rainha da Paz (PSB).
Evandro, com quatro mandatos no legislativo da cidade, na qual foi presidente da casa durante os mesmos, vem desenvolvendo um trabalho de destaque no município, alguns dos seus  projetos que mais se destacaram foram, a construção da nova Câmara Municipal, uma bela estrutura que engrandece de fato o trabalho legislativo da cidade e a construção da Escola Municipal Antonio Cicero Araujo da Costa, situada nas Mansoes Odisseia,  uma das melhores escolas da cidade de Águas Lindas de Goiás.

Evandro também se destaca pela sua fidelidade partidária, com mais de uma década no mesmo partido (PSB), o parlamentar é respeitado também pela aliança constante que vem mantendo com o partido na qual também é o presidente.

Durante a seção, o presidente da câmara, o vereador Rogemberg Barbosa (PRB) destacou o trabalho do colega parlamentar:

''Evandro tem todas as condições de assumir qualquer cargo político na cidade e do estado, um amigo,  exemplo de cidadão.'' Disse o presidente. 

Conheça um pouco da história da nova Cidadã Águaslindense.

 Lúcia Vânia Abrão Costa, formada em comunicação pela Universidade Federal Goiás, pós graduada em história da arte pelo Museu da Arte Modera e pós graduada em ciências políticas pela Universidade de Oxford, atualmente é Senadora da República, por Goiás. A senadora que em novembro de 2017 na tribuna do senado parabenizou o trabalho que o prefeito Hildo do Candango vem realizando no município.

Primeira mulher eleita deputada federal por Goiás, em 1986.  Entrou para a história da política brasileira ao participar, já em seu primeiro mandato no Congresso, da Assembleia Nacional Constituinte. A convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, assumiu, em 1995, o cargo de Secretária Nacional de Assistência Social e tornou-se responsável por toda a política social do país.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, foi Primeira-dama de Goiás entre 1975 e 1979 durante o governo de Irapuan Costa Júnior, com quem foi casada e teve três filhos. É irmã do ex-senador de Tocantins Moisés Abrão Neto, prima do ex-deputado federal Pedrinho Abrão e do radialista Jason Abrão e tia do deputado federal Marcos Abrão.



Deputada federal por dois mandatos consecutivos entre 1987 a 1995. Em 1994 candidatou-se ao governo de Goiás, então pelo Partido Progressista mas foi derrotada por Maguito Vilela. Filiada ao PSDB, foi Secretária Nacional de Assistência Social do Governo Fernando Henrique Cardoso quando em 1998 foi novamente eleita deputada federal. Em 2000 se lançou candidata a prefeitura de Goiânia obtendo o 3o.lugar.

Em 2002 foi eleita senadora, tendo sido reeleita em 2010.

Em junho de 2015, deixou o PSDB, alegando desentendimento com a bancada do senado e com o diretório nacional do partido.

Em agosto de 2015, em uma cerimônia realizada em Goiânia, com a presenças de várias autoridades, Lúcia se filia ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em 30 de agosto de 2016, Lúcia Vânia, então senadora, votou a favor da cassação da presidente da república, Dilma Rousseff.

Em dezembro de 2016, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos.
Em julho de 2017 se absteve na votação da reforma trabalhista.

Em outubro de 2017 votou contra a manutenção do mandato do senador Aécio Neves, mostrando-se favorável a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no processo onde ele é acusado de corrupção e obstrução da justiça por solicitar dois milhões de reais ao empresário Joesley Batista.

Lei Orgânica da Assistência Social

À frente da secretária, Lúcia Vânia implantou a Lei Orgânica da Assistência Social, a Loas, inclusive nos Estados e municípios. Lançou o Benefício de Prestação Continuada, voltado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência; e criou, em maio de 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, quatro vezes premiado pelo UNICEF, o programa das Nações Unidas que cuida das crianças no mundo todo.

Congresso Nacional

No parlamento, foi relatora de leis importantes, como a chamada Lei Maria da Penha e do projeto que recriou a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Ela se orgulha da participação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou as situações de violência e redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Lúcia Vânia foi por duas vezes presidente da Ouvidora Geral do Senado, presidente das Comissões de Assuntos Sociais; de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo. A parlamentar tem em sua trajetória política um olhar cuidadoso voltado para a Educação e atualmente preside a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. À frente do colegiado educacional, a senadora tem levado adiante os temas que constituem os principais gargalos na Educação; desde a primeira infância ao ensino superior. Em todas as ações, tem se pautado pelo princípio de que um país só fará justiça com seu povo o dia em que não houver uma escola do rico e uma escola do pobre.



Lucia Vânia é uma mulher de uma história única na política brasileira, uma desbravadora em um campo minado onde as mulheres vem com muita luta conquistando o seu espaço. 

Águas Lindas tem a honra de ter essa Goiana guerreira e de fibra como cidadã Honorífica.  


Por Marcos Alexandre
Jornal Águas Lindas



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas