PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Em cartada pró-aliança nacional, Ciro anuncia apoio ao PSB em SP


Em convenção estadual do PDT, presidenciável atacou João Doria e pediu votos a Márcio França na corrida pelo governo paulista


PDT vai apoiar a candidatura de Márcio França (PSB) na corrida pelo governo de São Paulo neste ano. O partido oficializou a decisão na manhã desta quinta-feira (26/7) durante convenção estadual. A medida é uma cartada da incursão pedetista pela aliança com o PSB na corrida presidencial. O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, participou do evento, mas não encontrou-se com França publicamente.

Ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, Márcio França é uma das lideranças do PSB que ainda reluta à aliança nacional com o PDT. Ele foi vice-governador durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). Apesar de concorrer contra o tucano João Doria ao Palácio dos Bandeirantes, França tem a simpatia do ex-governador paulista.

A convenção estadual do PDT foi recheada de troca de afagos com o PSB. Em discurso, Márcio França disse precisar dos pedetistas para governar São Paulo. “Não é uma tarefa fácil. Isso aqui é um país dentro de um país”, disse o pessebista.

Em discurso, Ciro atacou Doria e pediu votos para Márcio França. “Esse cidadão [João Doria] foi mandado embora da Embratur por roubalheira, corrupção. Isso está na internet. (…) Peço, com o mesmo entusiasmo e fervor que tenho por São Paulo, Márcio França governador”.

A decisão do PSB sobre apoio na corrida presidencial será tomada no fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nesta quarta (26), o diretório nacional do PSB cancelou a reunião que indicaria o futuro do partido nas eleições. O encontro estava marcado para a próxima segunda (30). Assim, o PSB só vai tomar uma decisão sobre possíveis coligações durante sua convenção nacional, em 5 de agosto.

Segundo o partido, o adiamento foi feito para o partido ter mais tempo para discutir negociações eleitorais, tanto em nível nacional quanto para quadros regionais. Ciro tem maioria informal entre os membros do diretório pessebista. O PDT oferece a vaga de vice para o PSB. Marcio Lacerda, ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), é tratado internamente como pré-indicado pelo partido para concorrer ao Palácio do Jaburu.

A aliança do PSB com o PDT em São Paulo anima o governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Ele busca o apoio do PDT em sua chapa à reeleição ao comando do Executivo local. No início do mês, em sinal pela busca da aliança, Rollemberg furou a agenda oficial e foi ao encontro de Ciro Gomes em um evento em Brasília.

A coligação entre as duas legendas não é consenso no PDT local. O partido está dividido. No início de 2018, chegou a anunciar o nome do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como pré-candidato ao Palácio do Buriti. Ele declinou.

Fonte: Metrópoles/Jornal Águas Lindas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas