PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Já começou! Nasa faz transmissão ao vivo do eclipse lunar; confira


O eclipse ocorre entre 15h24 e 19h19, mas sua fase total - quando a lua estará totalmente coberta pela sombra da Terra - irá das 16h30 às 18h13


quele que, possivelmente, será o maior eclipse lunar total do século já começou. Embora em Brasília ela só poderá ser vista a partir das 17h50, a lua de sangue já está visível para algumas partes do globo. Para que você não perca nenhum momento desse fenômeno — que deve durar uma hora e 42 minutos — a Agência Espacial Norte-amerciana (NASA) faz uma transmissão ao vivo do eclipse, com imagens colhidas de diversos observatórios ao redor do mundo.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse ocorre entre 15h24 e 19h19, mas sua fase total — quando a lua estará totalmente coberta pela sombra da Terra — irá das 16h30 às 18h13 (horário de Brasília). Como comparação, o eclipse lunar que aconteceu em julho de 2015 teve uma duração de apenas 12 minutos.

No Distrito Federal, no entanto, ele poderá ser observado por um período pouco menor, entre 17h50 e 18h30, segundo o astrofísico Ivan Soares, da Universidade de Brasília (UnB).

Exatamente por isso, aliás, o docente prefere não cravar que o eclipse será o mais longo do século. "Vai ser um eclipse de quase uma hora. Em geral, é bem mais rápido. Mas a duração depende da localização geográfica, de onde você está observando", pontua.

Áreas voltadas para o leste e que tenham o horizonte livre são ideais para acompanhar o fenômeno. A Praça dos Três Poderes e a beira do Lago Paranoá são boas opções para os interessados. O observatório da UnB também estará aberto.

No eclipse lunar, a Terra fica em uma posição entre o Sol e a lua. Assim, a luz solar passa pela atmosfera da Terra e projeta uma sombra que deixa a superfície da lua com um tom avermelhado.

O próximo eclipse lunar, conforme o Observatório Nacional, ocorrerá na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. Ao contrário do eclipse da próxima sexta-feira, ele poderá ser visto como total em todo o Brasil, do início ao fim.

Fonte: CB/Jornal Águas Lindas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas