PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Prefeitura de Águas Lindas apoia formação de grupos para combate ao tabagismo




om intuito de instituir grupos de apoio de combate ao tabagismo, conforme orientação preconizada pelo Ministério da Saúde na Rede Municipal de Atenção Básica em Saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários do Programa Estratégia Saúde da Família e membros da Regional Entorno Sul da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, participaram na ultima sexta-feira (20), de capacitação sobre a abordagem intensiva ao usuário tabagista.

O evento aconteceu nas dependências do Instituto Educacional Profissionalizante localizado as margens da BR 070 no Jardim Barragem III e teve como palestrante a enfermeira Islânia Alencar, integrante do grupo de educação permanente; a nutricionista, Mikaelle Rocha; a farmacêutica, Marciana Cordeiro do NASF e a odontóloga Alline Pacheco da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, ressaltou a importância deste programa de incentivo ao abandono do tabagismo, responsável por inúmeras doenças. “Mais de 90% dos fumantes tornam-se dependentes antes dos 18 anos. O cigarro é responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças cardíacas, respiratórias e cânceres e impactam diretamente na nossa rede de atendimento, por isto devemos trabalhar na prevenção, auxiliando a todos na busca para abandonar este malefício”, disse Eduardo.

“A capacitação visa formar os profissionais para dar assistência de qualidade para esse grupo de risco. A troca de informações sobre o tabagismo visa prepará-los para conduzir adequadamente os grupos de tabagismo dentro das suas unidades de saúde. O objetivo dos grupos é atender os pacientes fumantes com reuniões periódicas. Atualmente, um grupo já está em atividade na UBS do setor II e Jardim Barragem V e o objetivo é ampliar para todas as unidades de saúde”, explicou Islânia.

O acompanhamento destes grupos será realizado com uma equipe multiprofissional formada por educador físico, psicóloga, nutricionista e odontólogos além da equipe da Unidade de Saúde no qual faça parte.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas