PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Audiência pública discute nova poligonal do Parque Estadual do Descoberto

Na última sexta-feira (10) aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Águas Lindas, a audiência pública que objetiva a regularização do Parque Estadual do Descoberto. O evento reuniu o grupo de Trabalho da APA da Bacia do Descoberto, com a participação de representantes do MPGO, MPDFT, Prefeitura de Águas Lindas, SECIMA, ICMBio, IBAMA e CAESB, além de vereadores e proprietários de imóveis da região.




a oportunidade foi apresentado relatório dos estudos técnicos para alteração da Poligonal do Parque Estadual do Descoberto, bem como foi apresentado memorial descritivo da Poligonal da fauna e da flora da região. No novo traçado da Poligonal ficaram de fora o setor Jardim das Laranjeiras e algumas quadras do setor de Chácaras Coimbra.

O secretário de Meio Ambiente, Lúcio Mauro, que representa o município de Águas Lindas no grupo de trabalho; informou que a determinação do prefeito Hildo do Candango é dar todo o suporte necessário para viabilizar a regularização do Parque Estadual do Descoberto.

“Esta é uma meta do prefeito Hildo de regularizar e tirar do papel o nosso Parque Estadual que foi criado em 2005 através de decreto de Lei, mas que por diversas questões não saiu do papel. Este empreendimento é de suma importância para o município, uma vez que a preservação da área que engloba o parque propiciará o abastecimento de água potável para o município, pois no futuro, Aguas Lindas será abastecida pelo lago, por isso, trabalhamos para sua efetivação”, disse o secretário.

Os moradores que porventura estiverem dentro dos limites da nova poligonal passarão por processo de desapropriação e indenização com objetivo de liberar a área que vem sofrendo pressão imobiliária. O custo desta desapropriação será realizado em conjunto pelos Governos de Goiás e do Distrito Federal, envolvidos e terá a participação efetiva do Cartório de Registro de Imóveis do município que promoverá a regularização da titularidade e equacionar o problema das matriculas dos imóveis.

O presidente da Câmara Municipal de Águas Lindas, vereador Rogemberg Barbosa, sugeriu que a área nas proximidades da antiga garagem da empresa Santo Antônio, localizada as margens da BR 070, ficasse de fora da poligonal para que a área no futuro seja designada para a construção de uma rodoviária, tirando assim a pressão da frota de veículos pesado de circulação dentro da cidade. A Câmara Municipal terá um papel relevante dentro do processo, pois algumas medidas deverão passar pelo plenário da casa para aprovação e também pelo Plano Diretor pelo ordenamento territorial de Águas Lindas.

Participaram desta audiência representantes de diversos entidades governamentais e ONGS ligadas a área ambiental, os vereadores Silvério Correa, Eder Nunes, Thiago Eloy, Maria Natália, Osmar Resende, Evandro do Rainha da Paz e Rogemberg Barbosa, os secretários municipais Giovanne Machado (Habitação e Regularização Fundiária) e Lúcio Mauro (Meio Ambiente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas