PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Escola Municipal Antônio Cicero recebe a primeira Horta Caseira Sustentável



O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura de Águas Lindas, CREA/GO e Iniciativa privada.


Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários estabeleceu cooperação através do convênio assinado pelo prefeito Hildo do Candango com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e dentre as várias parcerias estabelecidas com a entidade o projeto Horta Caseira Sustentável é implantado no município com a participação efetiva da iniciativa privada que realiza a doação dos materiais necessários para sua instalação.

A Escola Municipal Antônio Cicero, localizada no setor Mansões Odisseia, é a primeira unidade a receber a Horta Caseira que está sendo instalada por representantes do CREA/GO. O projeto consiste na construção de um módulo confeccionado com tudo de PV e utiliza a técnica de hidroponia.

O secretário de Habitação, o vereador licenciado Giovanne Machado, destacou que o CREA/GO tem auxiliado muito o município com projetos que atendem a população como projetos de casas populares gratuitos a população e a Horta Caseira Sustentável. “O Projeto Horta Caseira é bem bacana e irá trazer para a comunidade conhecimentos acerca da técnica de cultivo hidroponia, e qualquer um com pouco espaço pode produzir vários tipos de alimentos. Com a participação efetiva dos construtores de Águas Lindas vamos levar estes kits para beneficiar a comunidade”, disse o secretário.

O engenheiro agrônomo, Luiz Barbosa, que integra a equipe do CREA/GO que realiza a instalação da horta explicou o funcionamento. “A horta caseira tem uma capacidade de produção muito grande e utilizando pouco espaço. A Hidroponia é a arte e a ciência de cultivar plantas numa solução de água e nutrientes em que as raízes são suportadas por um meio que não o solo. Esta técnica pode ser utilizada desde pequenos cultivos domésticos até a grande exploração comercial”, disse o agrônomo.

A Horta Caseira sustentável utiliza a técnica da hidroponia e qualquer que seja o ambiente (solo ou água) no qual as plantas crescem, elas absorvem os nutrientes dissolvidos em oxigénio e no caso da água quando os nutrientes e o oxigénio são absorvidos tem que ser repostos, este é o princípio da Hidroponia. É em resumo um método de cultivo sem solo que estimula o crescimento da planta enquanto controla as quantidades de água, sais minerais e oxigénio dissolvido. A Hidroponia pode ser utilizada para cultivar os mais variados tipos de plantas, vegetais, flores, arbustos, ervas aromáticas, etc.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas