PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Goiás quer vacinar 573,8 mil idosos na 3ª fase da campanha de vacinação contra gripe

Pessoas acima de 60 anos podem procurar as unidades de saúde a partir desta segunda. Em todo o estado, apesar de duas etapas, a cobertura vacinal ainda está baixa, segundo a SES.



Mais de meio milhão de idosos acima de 60 anos começam a ser vacinados contra a gripe nesta segunda-feira (29), em Goiás, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). É a terceira etapa da campanha nacional, que segue até o dia 31 de maio. Só na capital são mais de 50 salas de vacina. Para o próximo dia 4, está previsto um Dia D de vacinação.

Em todo o estado, apesar de duas fases já realizadas com outros grupos, a cobertura vacinal ainda está baixa, de acordo com a SES, com apenas 19,39%. O dado foi obtido nos últimos levantamentos feitos a partir das informações repassadas ao Governo do Estado pelas Secretarias Municipais de Saúde, até o dia 26 deste mês.

A secretaria informou que os 573.809 idosos fazem parte dos grupos prioritários para receber a imunização em virtude do declínio natural de sua imunidade, quando o organismo fica mais suscetível a contrair infecções, como a influenza.

Apesar de a campanha estar direcionada a pessoas com mais de 60 anos nesta terceira fase, a coordenadora de Ações em Imunizações da SES, Joice Dorneles, faz um alerta para a necessidade da vacinação ainda das gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos e trabalhadores da saúde que ainda não se imunizaram a cobertura vacinal.

Estes grupos, também prioritários, foram convocados a receber a vacina na primeira e segunda fase da campanha, iniciada em 10 de abril.

“Quem faz parte desses grupos e ainda não se vacinou deve procurar um posto de vacinação próximo de casa ou do trabalho”, informou Joice.

Proposta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza objetiva prevenir a ocorrência das formas graves da doença ocasionada pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e B nas pessoas que integram os grupos prioritários e, dessa forma, reduzir as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções. O Ministério da Saúde distribuiu para Goiás 1.976.900 doses da vacina.

A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários, entre eles estão ainda portadores de doenças crônicas e baixa imunidade, professores, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Ao todo, são 1.830.408 pessoas que integram todos os grupos. A intenção é que 1.647.408 delas sejam imunizadas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas