PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Prefeitura de Águas Lindas lança Portal do Aluno

Sistema de acompanhamento online dos dados dos alunos da rede municipal de ensino foi lançado na ultima segunda-feira (18)







A Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou para a comunidade águaslindense, que tem filhos matriculados na rede municipal de ensino, uma plataforma virtual que permitirá o acompanhamento da vida escolar dos alunos pela internet.

Esse sistema será disponibilizado por meio de uma plataforma virtual, ou seja, através do Portal do Aluno, pertencente ao Sistema de Gestão Integrada, o SIG Educação, onde será possível acompanhar os dados escolares dos alunos que estão matriculados nas escolas municipais.

Com a implementação deste Portal do Aluno, os pais dos alunos poderão acompanhar a vida escolar de seus filhos, pois terão acesso a informações como: as notas escolares, as faltas, se precisa de reforço escolar ou não, ao relatório individual de cada aluno, onde constará o rendimento escolar deste de forma detalhada, como por exemplo: se o aluno apresenta dificuldades de aprendizado e se esta for constatada pelo professor, o CEMEI (Centro Municipal de Educação Inclusiva) poderá ser acionado para realizar testes com o aluno e verificar se essa dificuldade pode ser intelectual, ou simplesmente por conta da metodologia de ensino utilizada em sala de aula.

O Portal do Aluno também permitirá que os pais dos alunos estejam cientes das atividades que são realizadas nas unidades escolares, com relação aos seus filhos e sobre o trabalho dos professores dentro de sala de aula. O acesso ao Portal permitirá que os pais dos alunos sejam também agentes fiscalizadores destes serviços, visando cada vez mais a qualidade dos mesmos.

A Secretaria de Educação pretende que os pais dos alunos da rede municipal de ensino acompanhem a vida escolar destes indo à escola e se inteirando pessoalmente do rendimento escolar de seus filhos, para dar continuidade no atendimento humanizado aos pais, mas também visa facilitar o acompanhamento diário dos mesmos sobre os próprios filhos, auxiliando no processo de desenvolvimento pessoal de cada aluno.

Este acompanhamento diário dos pais ou responsáveis sobre a vida escolar dos filhos, será possível por meio do Portal do Aluno, onde será poderá acessar esse por meio do site: aluno.smectaguaslindas.com.

Este Portal pode ser acessado de qualquer tipo de navegador, por exemplo: funciona usando os mecanismos de busca Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, entre outros. E é compatível com os sistemas Android e IOS, ou seja, pode ser acessado de qualquer aparelho celular ou computador, basta estar conectado a internet, Wi-Fi ou através dos dados móveis do celular.

Para ter acesso às informações de cada aluno, deve-se entrar no Portal do Aluno, e digitar o número da matrícula do aluno, a data de nascimento e a senha escolhida pelos pais destes. A senha padrão, ou seja, a primeira senha de acesso, será disponibilizada na escola em que o aluno estuda, e depois, caso os pais achem necessário, podem estar trocando essa por uma de sua preferência.

As informações dos alunos serão acessadas somente pelos professores, coordenadores e diretores escolares, assim como pelos pais dos alunos, pois trata-se do desenvolvimento pessoal de cada criança. Estas informações serão acompanhadas diretamente pela Secretaria de Educação.

Este Portal também será utilizado pela Secretaria de Educação para combater fraldes, tais como: o aluno estar matriculado em duas escolas ao mesmo tempo, pois antes da matrícula de cada criança, será possível verificar por meio do nome completo da criança e da mãe deste, se já está matriculada em alguma unidade de ensino.

O Portal do Aluno, também está integrado a outros sistemas de informação, por exemplo: os procedimentos de saúde feitos por cada aluno também estarão disponibilizados neste sistema, futuramente servirá também para integração dos atestados da criança e poderá servir como justificativa de faltas.

O Portal do Aluno é um projeto de iniciativa municipal, cujo, o sistema foi desenvolvido pela Prodata. E também é um compromisso político de gestão do prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, promover melhorias na qualidade dos serviços de educação e com o desenvolvimento de políticas e estratégias que promovam maior participação da população nos serviços que são prestados para a mesma.

“Desde 2017 a Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria de Educação vem desenvolvendo melhorias na gestão escolar, por exemplo: em 2018 a Secretaria de Educação disponibilizou 2.020 vagas escolares para educação pública infantil, através de uma plataforma virtual, que permitia a pré-matrícula dos alunos, e obteve grande aceitação por parte da população.

Temos a pretensão que ainda neste ano de 2019, sejam disponibilizadas a abertura de matrículas online para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A intenção da Secretaria de Educação e do Departamento de Tecnologia desta Secretaria, é facilitar o acesso da comunidade às diversas áreas da educação e também manter os sistemas integrados da educação, como o Evasão Zero, que busca promover o combate da desistência escolar e assim identificar as vulnerabilidades dos alunos, podendo ser acionado até mesmo o departamento de Serviço Social da Secretaria, para ofertar suporte às famílias destes, descreveu o diretor de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação”, Jorge Ramos.

“Este Portal está em funcionamento desde 2018, porém não tinha sido divulgado para a população, pois estava em fase de testes e adaptação. E agora, em 2019, está apto para melhor atender a comunidade escolar, de pais e alunos.

Hoje foi lançado o Portal do Aluno para toda comunidade por meio de um grande evento disponibilizado pela Prefeitura de Águas Lindas, e juntamente com esta inovação foram entregues para a Secretaria de Educação 15 carros e 1 ônibus escolar, para melhor atender o quadro de profissionais para realização das atividades pedagógicas.

Agora os pais dos alunos poderão acompanhar diariamente o rendimento escolar dos filhos que fazem parte da rede municipal de ensino, assim monitorando até mesmo os serviços prestados nas escolas. A nossa gestão é transparente e também as nossas crianças merecem uma educação cada vez mais de qualidade”, citou o prefeito Hildo do Candango.

No evento estiveram presentes além do prefeito Hildo do Candando, a Secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, o vice-prefeito, Luiz Alberto, a secretária Institucional, Maria Fábia, o presidente da Câmara Municipal de Águas Lindas, Rogemberg Barbosa, o secretário de Educação, Deusimar Bezera, o secretário de Saúde, Eduardo Rangel, o Major Ricardo Neves, o diretor de tecnologia da Secretaria de Educação, Jorge Ramos, o secretário de Obras, Dinando, o secretário de Habitação, Geovane Machado, o secretário de Transportes, Vicente Manoel, a vereadora Natália, o vereador Evandro do Rainha da Paz, entre outras figuras políticas.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:
Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas
Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas:
http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas