PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Período de vacinação contra sarampo em Águas Lindas está aberto

A vacina contra o sarampo pode ser encontrada em unidades de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).







Para combater o vírus do sarampo o Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde estão realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Esta campanha será dividida em duas etapas.

1ª etapa:

A primeira etapa será destinada às crianças com faixa etária de 06 meses e menores de cinco anos (04 anos, 11 meses e 29 dias). Este grupo é prioritário por apresentar maior risco de desenvolver complicações por conta do sarampo, tais como: cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido e até mesmo óbito.

O período para vacinação da 1ª etapa estará aberto de 07/10 a 25/10, sendo o dia D de mobilização nacional no dia 19/10.

2ª etapa:

A segunda etapa será atribuída aos adultos com faixa etária de 20 a 29 anos. Este grupo tem grande registro de casos confirmados da doença.

O período para vacinação da 2ª etapa estará aberto de 18/11 a 30/11, sendo o dia D de mobilização nacional no dia 30/11.

O que é o sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave e pode até levar a óbito, causada pelo vírus Measles morbillivirus. A sua transmissão acorre de pessoa para pessoa por meio da tosse, espirro, respiração e fala de alguém infectado pela doença em contato com um indivíduo que não esteja imunizado. E a única forma de prevenir a doença é pela vacina contra o sarampo.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são:

- Irritação nos olhos;

- Nariz entupido ou escorrendo;

- Febre acompanhada de tosse;

- Mal-estar intenso.

E aproximadamente entre 03 e 05 dias após o contágio podem aparecer mais sintomas como: manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas e em seguida podem se espalhar pelo corpo.

Onde se vacinar?

A vacina contra o sarampo pode ser encontrada em unidades de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Lembrando que é necessário levar um documento original com foto e a caderneta de vacinação para avaliação e registro das vacinas, principalmente para crianças.

No dia D de mobilização nacional da 1ª etapa, no dia 19/10, os profissionais de saúde estarão atendendo também no Águas Lindas Shopping juntamente com a Policlínica. Assim como no dia D de mobilização nacional da 2ª etapa, no dia 30/11, porém, somente nestes dias.

Em Águas Lindas as UBS já têm recebido o público prioritário da primeira etapa e para Hildo do Candango, prefeito da cidade, os pais e responsáveis tem papel fundamental para que as crianças sejam imunizadas.

“Nós contamos com os pais e responsáveis para que as crianças da nossa cidade sejam vacinadas e para que assim estejam protegidas contra o sarampo. Essa doença é grave e estamos combatendo, juntos podemos tornar as nossas crianças mais fortes e saudáveis evitando também a proliferação da doença”, disse.

Declarou também, “nosso objetivo é seguir à risca as determinações do Ministério da Saúde e imunizar o primeiro grupo prioritário, que são crianças com idade de 06 meses a menores de cinco anos. As vacinas estão disponíveis nas UBS de Águas Lindas e o período de vacinação já está aberto. Contamos com todos para proteger a saúde das nossas crianças”.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas
Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas:
http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas