PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Saúde de Goiás investiga 49 casos suspeitos de Sarampo.

A Secretaria Estadual de Saúde atualizou o número de casos de Sarampo em Goiás. 







Não houve aumento de casos confirmados, permanecem quatro, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. Ao todo já foram notificados 141 casos suspeitos da doença no estado. Destes, 88 foram descartados e 49 seguem em investigação.

Dos casos suspeitos da doença e que ainda estão sendo investigados, 20 são somente em Goiânia. Os demais são: 8 em Luziânia 3 em Jussara, 3 em Aparecida de Goiânia, 2 em Anápolis, 2 em Posse. Também estão sendo investigados casos nas cidades de Abadia de Goiás, Aguas Lindas, Caçu, Caldas Novas, Goiatuba, Guapó, Jataí, Nova Crixás, Rio Verde, Senador Canedo e Vianópolis, sendo um caso que está sendo apurado nessas localidades.

A Secretaria de Saúde informou que executa um plano de contingência da doença no território goiano. Entre as medidas, estão: a atualização do cartão de vacinas, incluindo os de profissionais de saúde, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo até 72 horas, entre outras.

Campanha

Nos próximos dois meses, haverá uma Campanha Nacional de Vacinação contra a o Sarampo será realizada de forma seletiva e em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o foco da campanha são as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O dia D – dia de mobilização nacional – será realizado em 19 de outubro.

A procura pelas doses na primeira semana foi baixa. A cobertura vacinal de crianças de 1 ano de idade atual é de 86,60%. A meta é atingir 95%.

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, tem o foco na população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro. O objetivo é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação para a vacina Tríplice Viral.

O Ministério da Saúde disponibilizou 230 mil doses da vacina Tríplice Viral para Goiás, destas 150 mil para rotina e 80 mil para a primeira etapa da campanha.

Em Goiás, três municípios seguem com cobertura abaixo de 50% para crianças de 1 ano de idade, são eles Faina, Formoso e Novo Planalto. Todas as 246 cidades goianas estão abastecidas com doses da vacina. Pais e responsáveis devem procurar uma das mais de 900 salas de vacinação espalhadas por Goiás.

Fonte: DG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas