PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Começa hoje ação de imunização contra o Sarampo em Goiás

Começa nesta segunda-feira (10), a campanha nacional de vacinação contara o Sarampo. 
A Secretaria do Estado da Saúde informou que o objetivo é evitar a circulação do vírus e imunizar crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos de idade.





Em entrevista à Sagres 730, a coordenadora de Ações em Imunizações da SES-GO, Joice Dorneles, explicou que a ação de imunização deve garantir a devida proteção da população contra o Sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país. “O objetivo é resgatar pessoas entre 5 e 19 anos de idade que não foram vacinadas, ou que devem completar a carteira de vacinação com a vacina tríplice viral”, explica.

Segundo a coordenadora, a meta da campanha é vacinar mais de 80 mil pessoas no estado de Goiás. “O Ministério da Saúde já distribuiu 80 mil doses, sendo que elas já foram repassadas aos municípios através de uma logística com caminhões refrigerados”.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A campanha conta com mais de 900 postos fixos instalados nos 246 municípios do Estado. Mas, para que a pessoa fique protegida, a Secretaria de Saúde alerta que o recomendável é tomar duas doses da vacina com um intervalo de no mínimo 30 dias.

“Embora o objetivo seja a vacinação do público entre 5 e 19 anos de idade, qualquer pessoa pode procurar a sala de vacinação e verificar se seu cartão de imunização está em dia. Lembrando que a vacina está disponível para crianças a partir de 6 meses até adultos de 49 anos apenas,” destaca Joice Dorneles.

Em 2019, foram notificados 199 casos suspeitos em 51 municípios goianos. Desses, 176 foram descartados, 14 confirmados e 9 ainda seguem em investigação. Este ano, já foram notificados seis casos suspeitos em 5 municípios. Um foi confirmado e os outros cinco ainda estão em processo de investigação.

O dia D da campanha é no dia 15 de fevereiro, mas a ação começa nesta segunda-feira (10) e vai até 13 de março contra o Sarampo em Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Jornal Águas Lindas gerenciado pela agencia Marck Publicidade Copyright © 2018

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Publicado Por Jornal Águas Lindas